segunda-feira, 10 de março de 2014

Gás de Xisto e Carvão Mineral


Gás de XISTO

O gás de Xisto: essa nova fonte de energia é bastante controversa. Se por um lado vem reduzindo a demanda dos EUA por petróleo (e também as emissões de gases estufa), por outro, tem gerado impactos ambientais importantes, especialmente sobre as águas subterrâneas.

O gás natural é produzido pela exploração de xisto por fraturamento hidráulico (Hydraulic Fracturing) que produz ainda propano e butano, contudo contamina o solo com produtos químicos pela detonação no subsolo. As maiores reservas estão na China, EUA, Brasil, Austrália e Argentina.

Fonte: http://g1.globo.com/globo-news/cidades-e-solucoes/platb/2013/08/06/temporada-de-reprises-gas-de-xisto-problema-ou-solucao/


Entendendo sobre o carvão mineral:
CARVÃO MINERAL
Fonte: DNPM
Saiba o que é carvão mineral, definição, links relacionados, fonte de energia, tipos de carvão
carvão mineral
Carvão Mineral: fonte de energia poluidora
Fonte: Sua Pesquisa

Definição e uso

O carvão mineral, que possui cor preta, é uma rocha sedimentar de origem fóssil (formado a partir da sedimentação de resíduos orgânicos, em condições específicas). Ele é encontrado em jazidas localizadas no subsolo terrestre e extraído pelo sistema de mineração. O carvão, ao ser queimado, libera altas quantidades de energia, por isso é ainda muito usado em usinas termoelétricas e indústrias de siderurgia.
Composição 
O carvão mineral é composto por: carbono (grande parte), oxigênio, hidrogênio, enxofre e cinzas.
História 
Começou a ser utilizado em larga escala, como fonte de energia, na época da Revolução Industrial (século XVIII). Nesta época era usado para gerar energia para as máquinas e locomotivas. Até hoje é usado como fonte de energia.
Geração de poluição 
A queima do carvão mineral, para gerar energia, lança no ar partículas sólidas e gases poluentes. Estes gases atuam no processo do efeito estufa e do aquecimento global. Portanto, o carvão mineral não é uma fonte de energia limpa e deveria ser evitada pelo ser humano. Porém, em função de questões econômicas (em algumas regiões do mundo é uma fonte barata), ainda é muito utilizado para gerar energia elétrica em usinas termoelétricas.
Além do gás carbônico, a queima do carvão mineral lança no ar também o gás metano e outras substâncias tóxicas.
Jazidas no Brasil 
As maiores reservas de carvão mineral no Brasil situam-se nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Tipos de carvão mineral
O carvão pode ser classificado de acordo com sua concentração de carbono. Quanto mais carbono maior seu nível de pureza e potencial energético. Os tipos de carvão são: Turfa (cerca de 50% de carbono), Linhito (cerca de 70% de carbono), Hulha (cerca de 85% de carbono) e Antracito (cerca de 90% de carbono).
Você sabia?
- O carvão mineral é a principal fonte de geração de eletricidade no mundo. Aproximadamente 40% de toda eletricidade do mundo depende do carvão. Cerca de 40% do carvão produzido no mundo abastece as usinas termoelétricas, onde é queimado para gerar energia.
- Aproximadamente 40% do gás carbônico (CO2, dióxido de carbono) gerado no mundo tem como origem a queima do carvão mineral.
- O carvão mineral possui uma estrutura química muito parecida com a do diamante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe boas ideias!