Um espaço para discussão e aprendizagem de Química na Educação Básica. Prof. Davidson HCl.
quarta-feira, 19 de março de 2014
domingo, 16 de março de 2014
Fogos
As cores dos fogos de artifício
As cores produzidas em um show de fogos de artifício são produzidas a partir de dois fenômenos, a incandescência e a luminescência.
A incandescência é a luz produzida pelo aquecimento de substâncias. Quando se aquece um metal, por exemplo, ele passa a emitir radiação infravermelha, que vai se modificando até se tornar radiação visível na cor branca. Isso irá depender de qual temperatura é atingida. Um exemplo de incandescência são as lâmpadas incandescentes, onde existe um filamento de tungstênio que é aquecido e passa a produzir luz, a partir da incandescência. Este fenômeno é, também, visto nos fogos de artifício, nos quais são utilizados metais como o alumínio e magnésio, que ao queimarem produzem alta claridade.
A luminescência é a luz produzida a partir emissão de energia, na forma de luz, por um elétron excitado, que volta para o nível de energia menos energético de um átomo.
Este fenômeno, a luminescência, pode ser explicado da seguinte forma: 1) Um átomo, de um elemento químico qualquer, possui elétrons em níveis de energia. Ao receber energia, estes elétrons são excitados, ou seja, são promovidos a níveis de energia mais elevados. A quantidade de energia absorvida por um elétron é quantizada, ou melhor, é sempre em quantidades precisas, não podendo ser acumulada. 2) O elétron excitado tem a tendência de voltar para o nível menos energético, pois é mais estável. Quando ocorre esta passagem, do nível mais energético para o menos, ocorre também a liberação da energia absorvida, só que agora, na forma de um fóton, ou seja, na forma de luz.
A luminescência é uma característica de cada elemento químico. Ou seja, átomos de sódio quando aquecido, emitem luz amarela, pela luminescência. Já os átomos de estrôncio e lítio produzem luz vermelha. Os de bário produzem luz verde e assim por diante.
Os fogos de artifício utilizam deste fenômeno e desta variedade, uma vez que há fogos das mais diversas cores. No entanto, nos fogos de artifício são utilizados sais destes elementos químicos, pois o elemento puro, é muitas vezes, reativo. Na tabela a seguir, há uma relação entre as cores e os sais dos elementos químicos utilizados para a sua produção.
Fonte: http://www.dqi.uem.br/pet/cores_fogos_artificio.htm
http://www.quiprocura.net/fogo.htm
http://www.quiprocura.net/fogo.htm
Mostra de Química
Mostra de Química
1 – Identificação do Projeto
1.1 – Título: Mostra de Trabalhos de Química.
1.2 - Dados da Escola
Localização – Centro de Contagem - MG
Data: 05/04/2014 – Sábado Letivo
Público alvo: ensino médio (expositores – alunos das segundas séries)
2 – Resultados esperados
Estimular a sinergia, a criatividade e o gosto pela Ciência com os seguintes experimentos:
- A Produção Pólvora de Fogos de Artifício
- A Produção do Acetileno
- O teste da Chama (cores nos fogos de artifício)
Não vamos usar METANOL
- Fermentação (Ponto Ciência)
- Levantando Gelo (Ponto Ciência)
- Pilha (Ponto Ciência)
- Reações de Neutralização
- Ésteres e Sabores Artificiais
- A Produção do Hidrogênio.
- A Desidratação da Sacarose
- A Produção de Desinfetante e Sabonete líquido.
- O Extintor de Incêndio (Ponto Ciência)
- O Teor de Álcool na Gasolina.
- Reatividade de metais (Na/Mg)
- O Preparo de Soluções
- O Aparelho de Destilação
- O Termômetro de Água
- Reação em cadeia (Ponto Ciência)
- Magnetita (Ponto Ciência)
- Bioplástico (Ponto Ciência)
- Fervendo água sem fogo(Ponto Ciência)
Modelo de Apresentação em folha A-4
1 – Identificação do Projeto
1.1 – Título: Mostra de Trabalhos de Química.
1.2 - Dados da Escola
Localização – Centro de Contagem - MG
Data: 05/04/2014 – Sábado Letivo
Público alvo: ensino médio (expositores – alunos das segundas séries)
2 – Resultados esperados
Estimular a sinergia, a criatividade e o gosto pela Ciência com os seguintes experimentos:
- A Produção Pólvora de Fogos de Artifício
- A Produção do Acetileno
- O teste da Chama (cores nos fogos de artifício)
Não vamos usar METANOL
- Fermentação (Ponto Ciência)
- Levantando Gelo (Ponto Ciência)
- Pilha (Ponto Ciência)
- Reações de Neutralização
- Ésteres e Sabores Artificiais
- A Produção do Hidrogênio.
- A Desidratação da Sacarose
- A Produção de Desinfetante e Sabonete líquido.
- O Extintor de Incêndio (Ponto Ciência)
- O Teor de Álcool na Gasolina.
- Reatividade de metais (Na/Mg)
- O Preparo de Soluções
- O Aparelho de Destilação
- O Termômetro de Água
- Reação em cadeia (Ponto Ciência)
- Magnetita (Ponto Ciência)
- Bioplástico (Ponto Ciência)
- Fervendo água sem fogo(Ponto Ciência)
Modelo de Apresentação em folha A-4
Logotipo
Mostra
de trabalhos de Química
Título do Trabalho.
Objetivo:
Explicar de forma clara o que se pretende demonstrar
e se possível listar os conteúdos relacionados com o ensino médio
Material: -
Listar os materiais
convencionais e alternativos utilizados.
Reagentes: -
Listar todos os reagentes
utilizados com fórmula e nome.
Objetivo:
Explicar de forma clara o que se pretende demonstrar
e se possível listar os conteúdos relacionados com o ensino médio
Material: -
Listar os materiais
convencionais e alternativos utilizados.
Reagentes: -
Listar todos os reagentes
utilizados com fórmula e nome.
Considerações Gerais
Colocar
aspectos relevantes para a apresentação de forma clara e concisa.
Colocar
aspectos relevantes para a apresentação de forma clara e concisa.
Montagem
Foto,
esquema que facilite a explicação e o entendimento dos alunos do IENT
Reação
química (caso exista no seu expermento):
Foto,
esquema que facilite a explicação e o entendimento dos alunos do IENT
Reação
química (caso exista no seu expermento):
Davidson H.Cl.
Coordenação/Elaboração do Projeto
Coordenação/Elaboração do Projeto
Água não tratada
Água não tratada:porta para doenças.
Fonte:
http://www.copasa.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=98
Fonte:
http://www.copasa.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=98
Tratamento da Água
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A construção de um sistema completo de abastecimento de água requer muitos estudos e pessoal altamente especializado.
Para iniciar-se os trabalhos, é necessário definir-se:
• a população a ser abastecida; • a taxa de crescimento da cidade e • suas necessidades industriais.
Com base nessas informações, o sistema é projetado para servir à comunidade, durante muitos anos, com a quantidade suficiente de água tratada.
Um sistema convencional de abastecimento de água é constituído das seguintes unidades:
• captação • adução • estação de tratamento • reservação • redes de distribuição • ligações domiciliares.
Processo convencional de tratamento de água
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA
Captação
A seleção da fonte abastecedora de água é processo importante na construção de um sistema de abastecimento.
Deve-se, por isso, procurar um manancial com vazão capaz de proporcionar perfeito abastecimento à comunidade, além de ser de grande importância a localização da fonte, a topografia da região e a presença de possíveis focos de contaminação.
A captação pode ser superficial ou subterrânea.
A superficial é feita nos rios, lagos ou represas, por gravidade ou bombeamento. Se por bombeamento, uma casa de máquinas é construída junto à captação. Essa casa contém conjuntos de motobombas que sugam a água do manancial e a enviam para a estação de tratamento. A subterrânea é efetuada através de poços artesianos, perfurações com 50 a 100 metros feitas no terreno para captar a água dos lençóis subterrâneos. Essa água também é sugada por motobombas instaladas perto do lençol d’água e enviada à superfície por tubulações. A água dos poços artesianos está, em sua quase totalidade, isenta de contaminação por bactérias e vírus, além de não apresentar turbidez.
a) Tratamento da água de captação superficial
É composto pelas seguintes fases:
• Oxidação O primeiro passo é oxidar os metais presentes na água, principalmente o ferro e o manganês, que normalmente se apresentam dissolvidos na água bruta. Para isso, injeta-se cloro ou produto similar, pois tornam os metais insolúveis na água, permitindo, assim, a sua remoção nas outras etapas de tratamento. • Coagulação A remoção das partículas de sujeira se inicia no tanque de mistura rápida com a dosagem de sulfato de alumínio ou cloreto férrico. Estes coagulantes, têm o poder de aglomerar a sujeira, formando flocos. Para otimizar o processo adiciona-se cal, o que mantém o pH da água no nível adequado. • Floculação Na floculação, a água já coagulada movimenta-se de tal forma dentro dos tanques que os flocos misturam-se, ganhando peso, volume e consistência. • Decantação Na decantação, os flocos formados anteriormente separam-se da água, sedimentando-se, no fundo dos tanques. • Filtração A água ainda contém impurezas que não foram sedimentadas no processo de decantação. Por isso, ela precisa passar por filtros constituídos por camadas de areia ou areia e antracito suportadas por cascalho de diversos tamanhos que retêm a sujeira ainda restante. • Desinfecção A água já está limpa quando chega a esta etapa. Mas ela recebe ainda mais uma substância: o cloro. Este elimina os germes nocivos à saúde, garantindo também a qualidade da água nas redes de distribuição e nos reservatórios. • Correção de pHPara proteger as canalizações das redes e das casas contra corrosão ou incrustação, a água recebe uma dosagem de cal, que corrige seu pH. • Fluoretação Finalmente a água é fluoretada, em atendimento à Portaria do Ministério da Saúde. Consiste na aplicação de uma dosagem de composto de flúor (ácido fluossilícico). Reduz a incidência da cárie dentária, especialmente no período de formação dos dentes, que vai da gestação até a idade de 15 anos.
b) Tratamento da água de captação subterrânea
A água captada através de poços profundos, na maioria das vezes, não precisa ser tratada, bastando apenas a desinfecção com cloro. Isso ocorre porque, nesse caso, a água não apresenta qualquer turbidez, eliminando as outras fases que são necessárias ao tratamento das águas superficiais.
Reservação
A água é armazenada em reservatórios, com duas finalidades:
• manter a regularidade do abastecimento, mesmo quando é necessário paralisar a produção para manutenção em qualquer uma das unidades do sistema;
• atender às demandas extraordinárias, como as que ocorrem nos períodos de calor intenso ou quando, durante o dia, usa-se muita água ao mesmo tempo (na hora do almoço, por exemplo).
Quanto à sua posição em relação ao solo, os reservatórios são classificados em subterrâneos (enterrados), apoiados e elevados.
Redes de distribuição
Para chegar às casas, a água passa por vários canos enterrados sob a pavimentação das ruas da cidade. Essas canalizações são chamadas redes de distribuição.
Para que uma rede de distribuição possa funcionar perfeitamente, é necessário haver pressão satisfatória em todos os seus pontos. Onde existe menor pressão, instalam-se bombas, chamadas boosters, cujo objetivo é bombear a água para locais mais altos.
Muitas vezes, é preciso construir estações elevatórias de água, equipadas com bombas de maior capacidade. Nos trechos de redes com pressão em excesso, são instaladas válvulas redutoras.
Ligações domiciliares
A ligação domiciliar é uma instalação que une a rede de distribuição à rede interna de cada residência, loja ou indústria, fazendo a água chegar às torneiras.
Para controlar, medir e registrar a quantidade de água consumida em cada imóvel, instala-se um hidrômetro junto à ligação.
A tarifa mínima da COPASA dá direito a um consumo residencial de 6.000 litros de água por mês.
Ultrapassar esse limite, a conta de água é calculada sobre a quantidade de litros que foi consumida e registrada pelo hidrômetro.
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